Make your own free website on Tripod.com

Voltar

ERUPÇÕES VULCÂNICAS

A erupção de um vulcão é uma da manifestações do dinamismo do nosso planeta. Quando há as erupções vulcânicas, estas costumam vir acompanhadas de abalos sísmicos e fortes chuvas, provocadas pela condensação de vapor de água misturado com as cinzas vulcânicas.

Existem três tipos de erupções:

Erupção Efusiva é uma erupção calma, em que as lavas incandescentes se estendem ao longo de grandes superfícies por serem muito fluidas,  chegando a formar rios de lava, isto porque os gases se libertam  suavemente. Esta lava solidifica lentamente.
Os cones vulcânicos que se formam são de pequena altura

Erupção Explosiva é uma erupção que origina explosões muito violentas, porque as lavas são muito viscosas e dificultam a saída dos gases. Quando estes encontram a saída, escapam-se e daí ocorre a explosão. A libertação explosiva de grande quantidade de gases e poeiras a temperaturas muito elevadas dá origem às nuvens ardentes (ver figura) que destroem tudo à sua passagem.
As lavas neste tipo de erupções solidificam rapidamente em contacto com o ar.
Este tipo de erupção lança  de forma violenta para o exterior os produtos vulcânicos (piroclastos).

Erupção Mista apresenta uma lava cuja viscosidade é intermédia e apresenta períodos de tranquila emissão de lava alternando com outros explosivos. As escoadas lávicas são geralmente curtas.