Make your own free website on Tripod.com

Voltar

CURIOSIDADES:

As lavas podem atingir temperaturas extremamente elevadas. Vinte anos após a erupção do vulcão Jorullo (no México) as suas lavas mantinham uma temperatura suficientemente elevada para acender cigarros.

Os blocos vulcânicos lançados durante uma erupção vulcânica podem atingir dimensões superiores a um carro.

Existem vulcões que estão em permanente actividade, como o vulcão Stromboli, na Sicília.

Os rios de lava mais rápidos são os do vulcão Mauna Loa, no Havai. Podem atingir a velocidade de oito metros por segundo.

Em Java, 1815, o vulcão Tambora, lançou para a atmosfera uma quantidade tão grande de cinzas e pó, que, durante vários meses, o Sol ficou parcialmente obscurecido.

Um vulcão que esteja em actividade há mais de 100 anos não se considera extinto, está apenas adormecido podendo em qualquer altura entrar em erupção.

A explosão do vulcão Krakratoa em 1883, libertou uma energia cinco vezes superior à de uma bomba atómica.

As erupções submarinas, de uma maneira geral, são muito mais explosivas do que as continentais. Isto deve-se ao facto de a água entrar pela abertura e se misturar com magma quente. A explosão lança uma densa massa de fragmentos através da abertura. Os primeiros arrastam outros mais pequenos, parecendo foguetes à distância.

Os terrenos vulcânicos são terrenos muito férteis. Neles, mesmo à superfície, qualquer semente ou planta (algumas até trazidas pelo vento) brotam com muita facilidade. Daí serem procurados pelas populações que obtêm uma maior produtividade, embora possam correr riscos.